quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O presidente Obama pede ajuda russa sobre o Irão, mas nenhum acordo no lugar


Enquanto o Presidente Obama está buscando assistência e cooperação com a Rússia ameaça difundir o Irã nuclear, ele está negando que ele ofereceu um acordo para o presidente russo, Dmitry Medvedev. Um relatório anterior no New York Times indicou que uma carta de Obama a Medvedev indicaram disposição de recuar planejada escudos antimísseis dos EUA em troca de cooperação sobre a questão nuclear iraniana, mas Obama nega o relatório. Segundo Obama, "O que eu disse na carta é o que eu disse publicamente, o que é que a defesa antimísseis que falamos sobre a implantação é direcionado para, não em russo, mas o Irã".

Obama passou a notar que, "Obviamente, na medida em que estamos reduzindo o compromisso do Irã com armas nucleares, então isso reduz a pressão por, ou a necessidade de um sistema de defesa antimísseis". Se isso soa como equívoco, ele só pode ser, mas o ponto é válido, no entanto, como os EUA é, sem dúvida, mais preocupados com as ameaças nucleares de nações párias do que da Rússia. Por sua parte, o secretário de Defesa, Robert Gates referiu que os EUA queriam abrir um novo diálogo com a Rússia sobre a questão iraniana.

Disse Gates, referindo-se à defesa antimísseis planejado escudo na Europa Oriental, "Se trabalhar com nossos aliados e trabalhar com a Rússia, podemos eliminar a ameaça, então você elimina a força motriz por trás desse sistema para combater essa ameaça." No lado russo, o presidente Medvedev está jogando tímido e notou que ele vê o míssil de defesa e as questões do Irã como separado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário